Quantcast
Channel: Valores Reais - Fazendo Famílias Felizes!
Viewing all articles
Browse latest Browse all 126

[Elissa Epel] Como amenizar seus desejos por açúcar

$
0
0
[Elissa Epel] Como amenizar seus desejos por açúcar

No excelente livro “O segredo está nos telômeros”, Elissa Epel e  a prêmio Nobel de Medicina Elizabeth Blackburn dão dicas valiosas e altamente práticas sobre como melhorar a saúde e a longevidade.

Uma das dicas está relacionada à melhora do consumo de alimentos e, nesse contexto, diminuir o consumo de açúcar exerce papel fundamental para ter uma vida mais equilibrada.

Eis um protocolo que lhe ajudará a amenizar seus desejos por açúcar. Ele envolve você ensinar a sua mente a controlar melhor os impulsos (p. 246-247).

……………

“Quando sentir muita vontade de ingerir açúcar (ou qualquer outra guloseima), você vai precisar de uma ferramenta para lidar com isso. Desejos são fortes, e eles são reforçados por uma atividade da dopamina no centro de recompensa do cérebro. Felizmente, os desejos passam.

O psicólogo Alan Marlatt aplicou a ideia de ‘surfar a ansiedade’ para ajudar pessoas com vícios a resistir aos seus desejos até que desapareçam. Andrea Lieberstein, uma especialista em comer com consciência plena, descobriu que essa prática funciona ainda melhor em relação aos desejos alimentares quando um enfoque no coração é acrescentado no final, reduzindo o desejo e aumentando os sentimentos de compaixão e gentileza.

Eis como fazê-lo:

Amenize os seus desejos

Sente-se confortavelmente e feche os olhos. Pense no salgadinho ou no doce que você deseja: evoque a sua textura, a cor e o cheiro. À medida que a imagem fica nítida, libere o desejo. Deixe que a sua atenção percorra todo o seu corpo para observar a natureza desse desejo.

Descreva para você mesmo esse desejo. Quais as sensações e características? Quais as formas e os pensamentos ou sentimentos associados a ele? Onde está localizado em seu corpo? Ele muda à medida que você o percebe? Sinta qualquer desconforto. Lembre-se de que isso não é uma coceira que precisa ser coçada.

É um sentimento que se altera e irá passar. Tente imaginá-lo como uma onda que cresce, atinge o ponto máximo e se desfaz. Tente imaginá-lo como uma onda que cresce, atinge o ponto máximo e se desfaz. Inspire a sensação, e permita que ela libere a tensão, enquanto você nota as ondas morrendo calmamente.

Você pode colocar a sua mão na altura de seu coração, para sentir uma sensação de calor e gentileza fluindo dali para fora. Deixe essa sensação de calor se espalhar por todo o seu corpo, envolvendo o sentimento de desejo com bondade. Fique por um instante recebendo esse sentimento de compaixão por você mesmo.

Agora olhe novamente para a imagem da comida. O que mudou? Qual o seu estado? Você consegue experimentar o desejo sem agir. Apenas o perceba, respire e o envolva com um sentimento de bondade”.

………………..

Boa semana!

O post [Elissa Epel] Como amenizar seus desejos por açúcar apareceu primeiro em Valores Reais.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 126

Trending Articles